ricardo vilas freire                                   
en
pt


       bio       cv  


Ricardo Vilas Freire nasceu em 2000 em Belo Horizonte, Brasil, onde cresceu até se mudar para Chicago em 2019, onde morou por quatro anos estudando na Escola do Instituto de Arte de Chicago, possuindo um bacharelado em belas artes com distinção acadêmica. Atualmente mora e trabalha em sua cidade natal com sua parceira e colaboradora Polina Shklovskaya.
Ricardo é um artista interdisciplinar com foco em performance site-specific e práticas colaborativas. Seus trabalhos estreitam ideias de produtividade, trabalho, e repetição em ações que questionam comportamentos normativos a partir de arquiteturas existentes. Ao usar paisagens comuns como lugares colaborativos, ele levanta novos sistemas para interagir com a arquitetura circundante. Objetos são usados como adereços para performances, usando da banalidade material como maneira de intervir em espaços sociais.

Seus trabalhos foram exibidos nacionalmente na Pinacoteca do Ceará (Fortaleza, CE), Galpão Bela Maré (Rio de Janeiro, RJ), Chão SLZ (São Luís, MA) e Casa Fluida (São Paulo, SP), e internacionalmente, na Associação Atlética de Chicago -IL(Chicago), Museu Nacional de Arte Mexicana (Chicago), Circle Contemporary (Glenview-IL) , SAIC Gallery (Chicago), Mayfield (Forest Park-IL), No Nation Art Lab (Chicago), e no Festival Internacional de Video-Performance Dislocada nas edições Colômbia (Bogotá) e Índia (Goa).